Capas Protetoras para Desmonte de Rocha – RealTec Soluções para Mineração
Sabemos que a frota de transporte representa o maior custo das operações de minas a céu aberto (geralmente).
Apenas para referência de custos operacionais, vamos ver alguns dados referentes a APENAS UM (01) caminhão fora de estrada de 228 toneladas métricas de payload:
- Custo de aquisição: por volta de R$ 20 milhões;
- Consumo de diesel anual: por volta de 1 milhão de litros de diesel = +- R$ 6 milhões de reais/ano;
- Custo de cada pneu: por volta de R$ 220 mil reais (cada caminhão precisa de 6 pneus OTR), com uma vida útil de 7.000 horas vamos ter em torno de R$ 1 milhão de custo com pneus anualmente.
Nota-se que cada minuto de operação faz a diferença na mineração e devemos procurar meios de aumentar a eficiência das operações.
As horas operadas de um caminhão vão depender da Disponibilidade Física (DF) e da Utilização (UT) desse equipamento, aqui vamos focar na UT.
Primeiro passo: entender e quantificar o que impacta a sua UT.
Aqui, a sugestão é construir um gráfico de Pareto dos Atrasos Operacionais e Esperas da frota de transporte, para ficar bem claro o que impacta a sua operação. O ranking de Atrasos Operacionais E Esperas muda conforme as características de cada operação, como, por exemplo:
Uma mina que não tenha rotação/revezamento operacional pode ter como maior impacto as refeições, podendo ter um Pareto de Atraso e Esperas da seguinte forma:
Cada operação possui suas particularidades e desafios, requerendo avaliações e soluções customizadas.
Um dos focos principais da operação de lavra é aumentar ao máximo a UT efetiva da frota, hoje nos melhores cenários nacionais (sem caminhões autônomos) temos UT acima de 87% com picos máximos de 92% de UT na frota de transporte, minas autônomas esperam atingir acima de 90% de UT, em média.
Estratégias Básicas para Redução de Atrasos e Esperas e Consequentemente Aumento de UT da Frota de Transporte
Em resumo, os projetos básicos de aumento redução de atrasos e esperas e consequente aumento na UT se baseiam em:
Foco e melhoria em PESSOAS E PROCESSOS
Aqui, o foco fica nas pessoas e processos, onde se busca, basicamente:
- Pessoas mais motivadas e que entendem e tem ações para reduzir atrasos e esperas, exemplo: reduzir o tempo de troca de turno tendo um DDS mais organizado, reduzir o tempo de troca de operadores tendo uma logística e comunicação mais clara (Pessoas e Processos);
- Ter rotação operacional durante refeição (Processo);
- Ter sobreposição de trocas de turno (Processo);
- Melhorar aderência das pistas com material de cobertura de qualidade para operar melhor no período chuvoso (Processo);
- Corpo técnico ter opções de lavra além do Plano A, para quando o Plano A ser inviável: exemplo: ter opção de lavra para caso a opção 1 ter problema de ruído operacional na comunidade no período noturno (Pessoas e Processo);
Absorver um atraso dentro de outro atraso ou espera (mudança de Processo), como, por exemplo:
- Fazer o abastecimento dos caminhões durante a refeição;
- Fazer o abastecimento dos caminhões durante a troca de turno, etc.
Foco em Novos Processos
Aqui, temos novos produtos, processos ou equipamentos que reduzem os atrasos e esperas, como, por exemplo:
- Troca de bombas de abastecimento de combustível por bombas de alta vazão: enquanto bombas de abastecimento mais antigas operam com vazões próximas a 200 l/min, as bombas e filtros de abastecimento diesel atuais operam com vazões próximas a 400 l/min, isso pode reduzir o atraso com abastecimento em quase 50%;
- Uso de plataforma para trocas de operadores: Algumas minas utilizam plataformas em mesmo nível da cabine para realizar a troca de operadores, com alguns ganhos de tempo de troca de operadores;
- Caminhões autônomos: cada vez mais em alta, os caminhões autônomos oferecem redução de atrasos operacionais como: troca de turno, refeição, parada pessoal, fadiga, troca de operador, reuniões, etc.
- Capas Protetoras para Cabos Elétricos da RealTec Soluções para Mineração
Com essas capas os atrasos causados por desmonte de rochas são reduzidos, pois, evita-se a desenergização e retirada do cabo elétrico de dentro do cerco de área de desmonte, reduzindo-se muito a parada da shovel, além de diminuir muito a mão de obra necessária para essa movimentação.
Anteriormente era necessário fazer a desenergização e retirada do cabo elétrico, o que trazia grandes perdas operacionais, em muitos casos a shovel ficava desenergizada por mais de uma hora.
O uso dessas capas protetoras de cabo contribui para uma forte redução dos atrasos relacionados a desmonte de rochas em operações com shovel elétrica.