blog

Segurança nas Operações de Mina – “Ver e ser Visto”

Uma das maiores preocupações das operações de mina é garantir a segurança de todos os colaboradores.

Segurança nas Operações de Mina – “Ver e ser Visto”.

Bandeirolas LED RealTec

Uma das maiores preocupações das operações de mina é garantir a segurança de todos os colaboradores.

Um grande desafio é o trafego de equipamentos fora de estrada e veículos leves nos mesmos acessos, devido à grande diferença de dimensões entre essas classes de veículos e principalmente aos enormes pontos cegos dos equipamentos fora de estrada, esse é um assunto merece extrema atenção.

Segundo um estudo norte americano (Why Do Haul Truck Fatal Accidents Keep Occurring? – Jennica L.) o transporte motorizado continua a ser uma grande preocupação de segurança para a indústria de mineração, responsável por cerca de 50% dos acidentes fatais na mineração todos os anos. Entre esses acidentes fatais, os acidentes relacionados a caminhões de transporte são os mais comuns, com 6 de 28 e 6 de 27 fatalidades acidentais ocorridas em 2017 e 2018 nos Estados Unidos da América, respectivamente.

Veja abaixo um exemplo do problema dos pontos cegos em equipamentos de mineração:

Este slide aparece em uma apresentação que os reguladores federais de segurança de mineração dos Estados Unidos da América mostram em conferências da indústria de mineração para destacar o problema do ponto cego. (Administração de Segurança e Saúde de Minas – MSHA)

Aqui temos algumas boas práticas para melhorar a segurança entre equipamentos fora de estrada e veículos leves que trafegam na mina:

  • Instalar e manter sistemas de prevenção/aviso de colisão;
  • Veículos leves com luzes estroboscópicas (giroflex) e bandeirolas LED posicionadas em altura suficiente para serem observadas das cabines dos caminhões de transporte em todas as condições de iluminação;
  • Estabelecer e seguir protocolos de comunicação que exijam verificação verbal para todas interações entre equipamentos móveis na mina;
  • Projetar estradas de transporte que minimizem áreas congestionadas e maximizem a visibilidade (reduzir pontos cegos);
  • Não dirigir veículos menores no caminho potencial de um caminhão grande;
  • Treinar funcionários sobre padrões e políticas de tráfego de equipamentos e veículos leves.

Entre as medidas mais simples e eficazes para mitigação do risco entre caminhões de mineração e veículos leves temos o uso de bandeirolas LED de alta visibilidade, como as da Realtec Soluções para Mineração.

Veja abaixo os principais benefícios dessas bandeirolas:

  • Alturas padrões de 0.9 m, 1.2m, 1.8m e 2.4m, porem com opções customizáveis para até 3 metros de comprimento. A altura da bandeirola é muito importante, pois o ideal é que a ponta da bandeirola fique na altura da plataforma do maior caminhão utilizado na operação, exemplo:

Operação com caminhão CAT 793:

Altura da plataforma do caminhão: cerca de 4 metros;

Altura da ponta da bandeirola em relação ao solo – 4 metros, ou seja, se a bandeirola for instalada no mesmo nível do teto de uma caminhonete modelo Toyota Hilux (altura do chão até o teto de: 1.82 m) a bandeirola precisa ser de 4 – 1.82 m = 2.2 m ou maior;

  • A prova d’água – garantindo longa vida útil;
  • Várias opções de cores: azul, vermelho, âmbar, verde, branco e outras ores opcionais;
  • Nas voltagens de 12 ou 24 VCC;
  • Com engate rápido pata fácil instalação;
  • Opcional de articulação na base, para casos onde se faz necessário recolhimento constante da bandeirola: exemplo: áreas urbanas.
  • LED de alta luminosidade e elevada resistência.
  • Entrega rápida, produto nacional.

Compartilhe esta postagem