Reposicionamento e locomoção de Shovel elétrica com agilidade e segurança.
As shovels elétricas são máquinas que revolucionaram a mineração mundial por sua robustez, confiabilidade mecânica e grande capacidade de carregamento, possibilitando baixo custo por tonelada carregada. Na demanda atual de redução de uso de combustíveis fosseis e redução de custos, essas máquinas têm cada vez mais um papel de destaque na mineração.
As shovels elétricas são alimentadas por cabos que requerem vários cuidados operacionais para se evitar danos ou acidentes. Um dos cabos que mais requer movimentações é o chamado cabo de sacrifício (o primeiro cabo logo atrás da máquina). Devido à constante necessidade de reposicionamento da shovel na frente de lavra (geralmente 5% do tempo produtivo da shovel é gasto em reposicionamento, algo como um reposicionamento a cada 1 ou 2 horas no máximo) se faz necessário o uso de equipamentos que auxiliam no reposicionamento do cabo, os mais comuns são:
1 – Cesto de cabo shovel – São estruturas geralmente com uma alça de erguimento montadas sobre pneu;
2 – Suporte circular wire ball – Estrutura em formato de esfera, feito em cabos de aço reforçado.
O Suporte Circular apresenta melhorias significativas em relação aos cestos, tais como:
- Leveza – Por ser feito de cabos de aço, é muito leve, em caso de alguma queda sobre o cabo, não irá causar dano, no caso dos cestos uma queda sobre o cabo pode causar cortes;
- Facilidade de pega – Por ter várias alças, é muito prático para o operador da shovel realizar a pega;
- Não requer mão de obra externa / apoio devido ao operador da shovel conseguir realizar a pega facilmente, sendo que em caso de quedas (sendo improváveis) não causa nenhum dano ao cabo.
- O içamento do cabo de sacrifício pode ser feito apenas com a shovel, não sendo necessária nenhuma ajuda externa, em qualquer condição climática, mesmo com chuva.
- Durabilidade e longa vida útil – devido ser feito em cabo de aço flexível, o suporte circular tem ótima durabilidade e longa vida útil, possibilitando redução de custos.
- Aumento da produtividade da shovel – por facilitar a pega do cabo pelo operador de shovel, não sendo necessário mão de obra externa/apoio a shovel ganha agilidade e consequentemente produz mais;
- Aumento de DF na shovel: os suportes circulares wire ball, por serem leves, não requerem o uso de cabo de aço piloto, como no caso dos cestos, logo a shovel não precisará ficar parada devido quebras ou rompimentos do cabo de aço piloto, como acontece em operações que usam cestos. Para operações com shovels elétricas, o suporte circular wire ball pode ser uma grande melhoria operacional, possibilitando aumento de DF, redução de custos, aumento de produção e muito mais segurança.